Terça-feira, 11 de Março de 2008
II- Potencialidades para o turismo de natureza
2.1 - Potencialidades/recursos
A principal potencialidade do PNSE é o facto de se situar na mais importante montanha portuguesa. Trata-se de um imenso espaço natural, semi-natural e humanizado com características para o recreio e desportos de montanha, dotado de paisagens únicas em termos nacionais e europeus.
A Serra tem factores atractivos em termos do património natural que se podem levar a ser o contraponto do “Sol e Praia” em termos de mercado nacional e europeu.
Há igualmente um património histórico –cultural, que apesar de alguma degradação em termos de arquitectura tradicional, mantém lugares, conjuntos e sítios que documentam a história da presença humana na Serra. Ainda no património cultural têm-se festas e romarias e um artesanato variado e uma gastronomia própria.

 

 

2.2 - Modalidades do turismo de natureza
 
O turismo de natureza compreende
  • Serviços de hospedagem,no nosso projecto privilegiando centros de acolhimento (um albergue- já semi-idealizado por nós), turismo de espaço rural/natureza – também se pensou em casas-abrigo e casas-retiro partindo da recuperação de casas abandonadas que se vão encontrando até chegar à Serra (mas não sabemos até que ponto tal é viável e possível).
  • Actividades de animação ambiental animação ambiental, interpretação ambiental e desporto de natureza
Actividades de animação ambiental
Animação - conjunto de actividades que se traduzem na ocupação dos tempos livres dos turistas e visitantes, permitindo a diversificação da oferta turística.
Interpretação Ambiental  Toda a actividade que permita ao visitante o conhecimento global do património natural, através da observação no local, das formações geológicas, da flora, da fauna e respectivos habitats, bem como de aspectos ligados aos usos e costumes das populações.
No nosso projecto: Dinamizar e dar a conhecer a toda a comunidade a fauna e flora, as espécies próprias e únicas da região da Serra da Estrela; promover passeios com paragens em pontos estratégicos. Poderá existir também uma parte didáctica e onde a explicação sobre determinados fenómenos geográficos, a origem das espécies e uma parte pedagógica onde se sensibilizará todas as pessoas para a protecção/conservação da natureza…
Desporto de Natureza – Consideram-se actividades de desporto de natureza todas as que sejam praticadas em contacto com a natureza e que, pelas suas características, possam ser praticadas de forma não nociva para a natureza.
Actividades no meio terrestre: Paintball; tiro; orientação; BTT; percursos pedestres; cordas…
Actividades no meio aéreo: Parapente
Actividades no meio aquático:Canoagem
Esta são apenas algumas das actividades que propomos, no 3º período voltaremos a abordá-las noutros termos mais específicos.
As actividades desportivas serão atentamente reguladas e acompanhadas, sem a perturbação dos habitats e sem a alteração do meio natural.
Actualmente praticam-se já algumas actividades turísticas e desportivas, desportos de natureza contudo não são muito divulgadas e acessíveis. 
Turismo de natureza - enquadramento estratégico (2000-2006) - Parque Natural da Serra da Estrela - Instituto da Conservação da Natureza


publicado por mentesemaccao às 23:12
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre nós
.Que horas são?
.Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Já passaram por aqui...
.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.Objectivos do 3º Período
.Seia Verdinha
Image Hosting by Picoodle.com Image Hosting by Picoodle.com Image Hosting by Picoodle.com Image Hosting by Picoodle.com
.links
.mais sobre nós
blogs SAPO
.subscrever feeds