Sexta-feira, 5 de Outubro de 2007
***** CONCEITOS *****

Criatividade

No mundo da criatividade é sempre hora de navegar, ora prolongando a viagem por misteriosas enseadas e altas ondas de aventura, ora chegando prestes a porto de salvamento.

Navegar é preciso. Também pela rota da criatividade. Ela leva-nos onde nós nem sabemos que podemos chegar, mas podemos. Ela, a criatividade, leva-nos pela mão, a descobrir não apenas o mundo conhecido, mas também o mundo que está continuamente à espera que o descubram...

Descobrir é estar sempre a partir e a chegar, e de novo a partir e de novo a chegar, e de novo a partir.

                                  Adaptação de Maria Alberta Menéres

Inovação

"A inovação é uma atitude. É a capacidade de imaginar o que não existe; de adoptar a novidade, de questionar a rotina, de escrutinar os hábitos".

É trazer o futuro até nós, é evoluir na forma de pensar, na forma de executar quebrando o convencional, a tradição (cientifica e tecnológica).

É trocar o visto pelo não visto!

Inovar é associar a criatividade e invenção.

É o resultado da interactividade entre estes dois conceitos. A criatividade que existe no universo das ideias, onde os elementos são cognitivos (relativos ao pensamento). E a invenção que existe no mundo da técnica, onde os processos são altamente tecnológicos.

Inovar é um misto de pensamento e acção.

Mais do que isso é mesmo a introdução de qualquer novidade na gestão ou no modo de fazer algo. Novidade essa que se prende à descoberta, à mudança, à renovação e evolução.

Futurismo

O futurismo associa-se àquilo que projectamos para uma data distante. Àquilo que esperamos que possa vir a ocorrer em anos posteriores. É ter uma noção dinâmica e energética da vida moderna, voltada para o futuro, decantando a força, a velocidade e a tecnologia e rejeitando o passado e a tradição. É a reprodução do futuro como ele é imaginado, tendo em conta o processo científico e tecnológico.

Futurar é pintar uma tela como nunca ninguém antes fez, misturando tintas que nunca ninguém antes misturou, é procurar fazer a obra de arte que nunca ninguém antes conseguiu. É pegar nos pincéis e na tinta e esboçar e borrar e deitar planos para a tela!

É preciso conjecturar e predizer o futuro, imaginar o que ele nos pode oferecer!



publicado por mentesemaccao às 19:10
link do post | comentar | favorito
|

2 comentários:
De UrbanPlan a 5 de Outubro de 2007 às 20:24
Antes de mais, parabéns pelo trabalho que têm vindo a desenvolver. É sempre bom puder concorrer contra equipas criativas. Apenas alguns reparos, para além da dupla repetiçao do "pela" a palavra "descobram" é escrita com um "u". Com os melhores cumprimentos, UrbanPlan. Para mais informações, contactar o mail disposto em nosso blog sapo no perfil.


De Tiago a 7 de Outubro de 2007 às 23:56
Olá! Só uma pista: procurem mais coisas sobre o processo de inovação... também "é um misto de pensamento e acção" mas não só... (pssst - Triple Hélix)


Comentar post

.mais sobre nós
.Que horas são?
.Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Já passaram por aqui...
.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.Objectivos do 3º Período
.Seia Verdinha
Image Hosting by Picoodle.com Image Hosting by Picoodle.com Image Hosting by Picoodle.com Image Hosting by Picoodle.com
.links
.mais sobre nós
blogs SAPO
.subscrever feeds