Terça-feira, 11 de Março de 2008
II- Potencialidades para o turismo de natureza
2.1 - Potencialidades/recursos
A principal potencialidade do PNSE é o facto de se situar na mais importante montanha portuguesa. Trata-se de um imenso espaço natural, semi-natural e humanizado com características para o recreio e desportos de montanha, dotado de paisagens únicas em termos nacionais e europeus.
A Serra tem factores atractivos em termos do património natural que se podem levar a ser o contraponto do “Sol e Praia” em termos de mercado nacional e europeu.
Há igualmente um património histórico –cultural, que apesar de alguma degradação em termos de arquitectura tradicional, mantém lugares, conjuntos e sítios que documentam a história da presença humana na Serra. Ainda no património cultural têm-se festas e romarias e um artesanato variado e uma gastronomia própria.

 

 

2.2 - Modalidades do turismo de natureza
 
O turismo de natureza compreende
  • Serviços de hospedagem,no nosso projecto privilegiando centros de acolhimento (um albergue- já semi-idealizado por nós), turismo de espaço rural/natureza – também se pensou em casas-abrigo e casas-retiro partindo da recuperação de casas abandonadas que se vão encontrando até chegar à Serra (mas não sabemos até que ponto tal é viável e possível).
  • Actividades de animação ambiental animação ambiental, interpretação ambiental e desporto de natureza
Actividades de animação ambiental
Animação - conjunto de actividades que se traduzem na ocupação dos tempos livres dos turistas e visitantes, permitindo a diversificação da oferta turística.
Interpretação Ambiental  Toda a actividade que permita ao visitante o conhecimento global do património natural, através da observação no local, das formações geológicas, da flora, da fauna e respectivos habitats, bem como de aspectos ligados aos usos e costumes das populações.
No nosso projecto: Dinamizar e dar a conhecer a toda a comunidade a fauna e flora, as espécies próprias e únicas da região da Serra da Estrela; promover passeios com paragens em pontos estratégicos. Poderá existir também uma parte didáctica e onde a explicação sobre determinados fenómenos geográficos, a origem das espécies e uma parte pedagógica onde se sensibilizará todas as pessoas para a protecção/conservação da natureza…
Desporto de Natureza – Consideram-se actividades de desporto de natureza todas as que sejam praticadas em contacto com a natureza e que, pelas suas características, possam ser praticadas de forma não nociva para a natureza.
Actividades no meio terrestre: Paintball; tiro; orientação; BTT; percursos pedestres; cordas…
Actividades no meio aéreo: Parapente
Actividades no meio aquático:Canoagem
Esta são apenas algumas das actividades que propomos, no 3º período voltaremos a abordá-las noutros termos mais específicos.
As actividades desportivas serão atentamente reguladas e acompanhadas, sem a perturbação dos habitats e sem a alteração do meio natural.
Actualmente praticam-se já algumas actividades turísticas e desportivas, desportos de natureza contudo não são muito divulgadas e acessíveis. 
Turismo de natureza - enquadramento estratégico (2000-2006) - Parque Natural da Serra da Estrela - Instituto da Conservação da Natureza


publicado por mentesemaccao às 23:12
link do post | comentar | favorito

.mais sobre nós
.Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.links
.mais sobre nós
blogs SAPO
.subscrever feeds