Sexta-feira, 5 de Outubro de 2007
***** CONCEITOS *****

Criatividade

No mundo da criatividade é sempre hora de navegar, ora prolongando a viagem por misteriosas enseadas e altas ondas de aventura, ora chegando prestes a porto de salvamento.

Navegar é preciso. Também pela rota da criatividade. Ela leva-nos onde nós nem sabemos que podemos chegar, mas podemos. Ela, a criatividade, leva-nos pela mão, a descobrir não apenas o mundo conhecido, mas também o mundo que está continuamente à espera que o descubram...

Descobrir é estar sempre a partir e a chegar, e de novo a partir e de novo a chegar, e de novo a partir.

                                  Adaptação de Maria Alberta Menéres

Inovação

"A inovação é uma atitude. É a capacidade de imaginar o que não existe; de adoptar a novidade, de questionar a rotina, de escrutinar os hábitos".

É trazer o futuro até nós, é evoluir na forma de pensar, na forma de executar quebrando o convencional, a tradição (cientifica e tecnológica).

É trocar o visto pelo não visto!

Inovar é associar a criatividade e invenção.

É o resultado da interactividade entre estes dois conceitos. A criatividade que existe no universo das ideias, onde os elementos são cognitivos (relativos ao pensamento). E a invenção que existe no mundo da técnica, onde os processos são altamente tecnológicos.

Inovar é um misto de pensamento e acção.

Mais do que isso é mesmo a introdução de qualquer novidade na gestão ou no modo de fazer algo. Novidade essa que se prende à descoberta, à mudança, à renovação e evolução.

Futurismo

O futurismo associa-se àquilo que projectamos para uma data distante. Àquilo que esperamos que possa vir a ocorrer em anos posteriores. É ter uma noção dinâmica e energética da vida moderna, voltada para o futuro, decantando a força, a velocidade e a tecnologia e rejeitando o passado e a tradição. É a reprodução do futuro como ele é imaginado, tendo em conta o processo científico e tecnológico.

Futurar é pintar uma tela como nunca ninguém antes fez, misturando tintas que nunca ninguém antes misturou, é procurar fazer a obra de arte que nunca ninguém antes conseguiu. É pegar nos pincéis e na tinta e esboçar e borrar e deitar planos para a tela!

É preciso conjecturar e predizer o futuro, imaginar o que ele nos pode oferecer!



publicado por mentesemaccao às 19:10
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De UrbanPlan a 5 de Outubro de 2007 às 20:24
Antes de mais, parabéns pelo trabalho que têm vindo a desenvolver. É sempre bom puder concorrer contra equipas criativas. Apenas alguns reparos, para além da dupla repetiçao do "pela" a palavra "descobram" é escrita com um "u". Com os melhores cumprimentos, UrbanPlan. Para mais informações, contactar o mail disposto em nosso blog sapo no perfil.


De Tiago a 7 de Outubro de 2007 às 23:56
Olá! Só uma pista: procurem mais coisas sobre o processo de inovação... também "é um misto de pensamento e acção" mas não só... (pssst - Triple Hélix)


Comentar post

.mais sobre nós
.Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.links
.mais sobre nós
blogs SAPO
.subscrever feeds